Você sabia que existiu uma linha de trem que ligava o Vale do Ribeira até Santos? 🚂🚞

A estação de Registro foi construída como parte do projeto de extensão do ramal de Juquiá e funcionou por mais de 20 anos. Antes disso, Juquiá era a estação final da Linha Santos-Juquiá, que foi construída entre 1913 e 1915, pela Southern Sao Paulo Railway.

A construção da linha Santos-Juquiá foi muito importante para a integração e para o desenvolvimento do Vale do Ribeira e do Litoral Sul. Transportando frutas (principalmente bananas) e madeira até o porto de Santos, onde eram exportadas ou distribuídas para o resto do país.

Antes da estrada de ferro, o acesso às cidades da região era feito principalmente pela navegação do Rio Ribeira!

Imagem: Reprodução Estações Ferroviárias.

Na década de 1980, a FEPASA construiu a Extensão Juquiá – Cajati, que tinha estações também em Registro e em Jacupiranga, para atender as fábricas e mineradoras da região. Essa extensão nunca atendeu passageiros, mas deixou muitas lembranças para os moradores desse trecho.

A ferrovia chegou ao seu auge nas décadas de 1940 e 1950. Contudo, com o passar do tempo, os governos estadual e federal acabaram favorecendo o transporte rodoviário.

O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso entre 1977 e 1983, e depois parado definitivamente em 1997. A linha até Cajati seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, até o início de 2003.

Imagem: Reprodução O Vale do Ribeira.

Em 2003, porém, barreiras caíram sobre o trecho. Em seguida o transporte foi suspenso e a concessionária acabou desativando a linha.

Nos últimos anos houveram tentativas de reabilitar a linha de trem, mas até agora mostrou-se inviável.

Você lembra dessa época?
Chegou a ver o trem funcionando? Conta pra gente!
Hoje infelizmente só sobrou lembranças e restos de construções abandonadas, mas não podemos deixar essa história ser esquecida, né?

Compartilhe e ajude a manter a história viva!

Você sabia que existiu uma linha de trem que ligava o Vale do Ribeira até Santos? 🚂🚞 Vamos manter a história viva!…

Julkaissut Registro City Sunnuntaina 5. heinäkuuta 2020
Linha de trem ligava o Vale do Ribeira até Santos/SP.